Ainda que o termo, "Música Gospel", possa abranger um campo da Música muito vasto, seus estilos, embora com nomes variados, possuem todos uma mesma essência e raiz.
Hoje, o gospel é caracterizado pelo conteúdo e acontece em variados ritmos e estilos, desde forró, até samba. A música é um veículo que as pessoas usam para expressar o que está no coração delas.
Para algumas pessoas, os estilos de música de adoração, possue duas principais vertentes: gospel e louvor. E a música gospel é mais tocada nas rádios e em shows, já a música de louvor é direcionada para as igrejas e é interpretada durante o culto religioso. As de igreja, normalmente, são mais lentas, já as músicas tocadas em shows são mais animadas.
Mas para outras pessoas o diferencial da música de louvor, é o propósito, já que os ritmos podem ser livres. Quando se está cantando uma música não cristã, o propósito pode ser curtir o momento, ou homenagear uma mulher, já no louvor, a intenção é adorar a Deus.
Como outros gêneros de música cristã, a criação, a performance, a influência e até mesmo a definição de música gospel varia de acordo com a cultura e o contexto social.
A música gospel é escrita e executada por muitos motivos, desde o prazer estético, com motivo religioso ou cerimonial, ou como um produto de entretenimento para o mercado comercial.
No entanto, um tema de música gospel é louvor, adoração ou graças a Deus, Cristo ou o Espírito Santo.